Autores discutiram a alteridade na literatura

Postado por: Trombetas | Marcadores: , , | às 21:55

0

Janini Sanches e Maressa Nunes

As discussões sobre o outro são retomadas ainda na tarde de quinta-feira na mesa “A Leitura e a Escrita como Experiência de Alteridade”. Desta vez sob um ângulo diferente, o outro aparece diante os escritores na forma do leitor. As questões propostas pelo mediador Carlos Herculano abordaram desde a criação do personagem, e a relação escritor-personagem à existência do leitor ideal.

O escritor multifacetado funciona como um espelho, que reflete a imagem fragmentada dos vários “eus” e vários outros que fazem parte dele mesmo. O leitor, ao entrar em contato com sua obra estabelece uma ligação com apenas um outro refletido, aquele que o escritor acionou através de sua literatura, criando um diálogo outro-outro.

Sobre a composição das personagens, os escritores ressaltaram que criam uma relação íntima com sua obra. Muitas vezes, quando o livro já foi publicado, não conseguem se desvencilhar do controle. “O momento mais doloroso é quando os livros estão nas bancas e o personagem não está mais sob meu controle”, disse Flávio Carneiro. 

Para finalizar, os autores discutiram um pouco sobre a literatura brasileira e africana. O autor natural de Cabo Verde Filinto Elísio agradeceu o convite para participar do Fórum das Letras “É uma oportunidade de por a África no painel da literatura.”

Comments (0)

Postar um comentário