Cia de Teatro Corpo de Prova se apresenta em Mariana

Postado por: Trombetas | Marcadores: , | às 11:25

0

Leidiane Vieira
 
Nos dias 16 e 17 de outubro, o Teatro SESI - Mariana recebeu a Companhia de Teatro Corpo de Prova que se apresentou com a peça cômica “As duas filhas de Francisca”. A companhia, que é de Ipatinga, Minas Gerais, já esteve na cidade antes, com o espetáculo “Santinhas do Pau Oco”. Como sugere o próprio nome, a peça “As duas filhas de Francisca” faz referência a história de Zezé de Camargo e Luciano. Diva Francisca é uma senhora frustrada por não ter conseguido ficar famosa, e que por isso, faz de tudo para que suas filhas, Dalva Maria e Deise Júnior tenham uma carreira astística de sucesso.

Francisca obriga as meninas a participarem de processos de seleção para circos, teatros e programas de TV, apesar de as garotas não terem  talento algum. A peça de inicia com uma interação entre o elenco e o público, quando o ator que interpreta um dos diretores que avalia as garotas, faz inúmeras piadinhas com a platéia. Depois, já no palco, vê-se incontáveis discussões entre mãe e filhas. Nelas, a personagem Francisca, às vezes é até engraçada, mas em grande parte do tempo apenas diz frases que não despertam o humor de quase ninguém. Já as meninas, com o tempo acabam por cansarem a platéia com seus trejeitos exarcebados.

Além disso, o elenco usa o mesmo figurino durante quase toda a peça, a repetição também pode ser vista nas cenas, que mais parecem um círculo vicioso baseado no mesmo estilo de piada que se pauta por comentários de senso comum. Em uma das cenas, Francisca e suas filhas vão em um programa chamado “Barracos de família”, uma clara referância ao programa da emissora SBT, “Casos de família”. Aliás, assim como está, a maioria das comparações feitas ao longo da peça ficam tão evidentes e são tão óbvias que sequer admiram, poderiam ser feitas pelo mais amador humorista, sem qualquer dificuldade.

Desde o nome dos personagens até as piadinhas que são feitas, não se vê quase nenhuma criatividade. E para completar, a música tema do filme “Os dois filhos de Francisco” faz parte da trilha sonora do espetáculo.  Mas eu não podeira  deixar de comentar a boa atuação dos atores, o que os prejudica  mesmo, é o roteiro, que certamente deixa a desejar.

Comments (0)

Postar um comentário