“Tudo é Jazz”, até Maurício Tizumba

Postado por: Trombetas | Marcadores: , | às 11:14

0

Allan Almeida

Ele é ator, compositor, cantor, um verdadeiro “multiartista”. Em suas apresentações, busca sempre reverenciar a cultura popular brasileira, carregando em sua música e imagem, traços de sua própria vida, de sua terra e de seus costumes. Nem precisamos escrever muito para falar sobre Maurício Tizumba, artista dessas Minas Gerais, carregando mais de 35 anos de carreira.

Sua presença nos diversos cenários culturais se deve mais do que ao talento. Deve mais à própria sobrevivência. “Não é inspiração. É a necessidade que eu tenho de sobreviver. Eu precisava e quando eu vi, já estava fazendo tudo isso aí.”, relata o artista.

Em diversas de suas apresentações musicais, Tizumba aliou seu estilo popular ao Pop Rock, MPB, Samba entre outros. No Festival Tudo é Jazz surgiu um novo desafio: aliar-se ao estilo musical mais popular dos Estados Unidos, e junto a isso, prestar homenagem a um dos ícones do Jazz norte-americano, Louis Armstrong. O desfio foi aceito, e Tizumba, mesmo confessando certa dificuldade para cantar em inglês, conseguiu cumprir a missão. Mais uma vez integrou música com diversão para o público presente.

Tizumba resume essa miscigenação de estilos como forma de democratizar a escolha e o gosto das pessoas. “A gente deve misturar tudo para as pessoas de uma forma bem legal e deixar que todos escolherem o que for melhor. É ruim quando você é obrigado a escutar um só estilo.” O cantor vê o jazz ainda como um estilo aliado à elite, quando tratado fora dos Estados Unidos. No caso do Brasil, Tizumba acha difícil que um espaço maior seja dado a ele. “É uma coisa complicada a gente querer popularizar o jazz na terra do samba. Ele já está no lugar certo aqui no país. Eu acho legal se tiver que levar o jazz para os morros, para os guetos, mas isso é difícil de acontecer”.

Essa foi a segunda vez que Maurício Tizumba esteve presente no Tudo é Jazz. Em 2008, quando o evento prestava homenagem a Miltom Nascimento, o artista esteve no palco ao lado do cantor Mola Sylla.

Comments (0)

Postar um comentário