Festival Internacional de Corais 2010 realiza apresentação em Mariana

Postado por: Trombetas | Marcadores: , , , , , | às 20:47

0

Maria Aparecida Pinto

Em sua oitava edição, O FIC, Festival Internacional de Corais, homenageou Milton Nascimento. De 17 a 26 de setembro, 5 mil vozes se reuniram em entre corais nacionais e internacionais, além de artistas convidados. Com o intuito de difundir e fomentar o canto coral e a música popular, o Festival conta com 50 espaços para apresentação em Belo Horizonte. No interior do estado mineiro, 16 cidades sediam suas apresentações.

O Teatro SESI-Mariana recebeu o FIC no dia 18, sábado. O evento iniciou-se com o Show de Anthonio & Bernardo Rodrigues. A dupla de Divinópolis se apresentou pela primeira vez em Mariana. Anthonio cantou cinco músicas, entre elas “Maria, Maria” de Milton Nascimento e “Do Rosário”, com letra de Anthonio e música de Milton Nascimento.

A composição musical, que leva o nome de uma rua em que o cantor morou, retrata a vida deste período, a fé em Minas e também as experiências vivenciadas na parceria com Milton Nascimento durante o show “Tambores de Minas” - realizado em 1997 e em 1998.

O som do teclado de Bernardo Rodrigues e a voz serena, mas marcante de Anthonio, compuseram um riquíssimo cenário, fazendo-se perceber todas as portas da mineiridade. Hora em tons mais altos, hora em tons amenos. Delicadeza e a resistência formatam a poesia. 

A narrativa melódica retratou aspectos cotidianos e singulares captados pelo elevado grau de sensibilidade perceptiva. É esta vertente que também marcou as apresentações dos quatro corais que sucederam à dupla.

Coro da Ladeira foi o primeiro coral a se apresentar. O grupo do Rio de Janeiro participou pela segunda vez no Festival. O segundo a se apresentar, o AABB de Niterói, tomou parte pela primeira vez no FIC. O Coral Trem das Vozes, composto por funcionários da Rede Sarah de Hospitais da capital mineira, foi o terceiro a se apresentar. Finalizando o evento, o Coral das Escolas Municipais de Juiz de Fora se destacou pela interpretação de músicas populares na voz das crianças que formam o grupo.

Com um repertório plural formado por músicas de nomes consagrados como Antônio Nóbrega, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Cartola, Roberto Gil, Dominguinhos, Wilson Simonal e Milton Nascimento, se contemplou diversificada gama de interesses musicais com a apresentação do Coral das Escolas Municipais de Juiz de Fora. Obras como “Mateus Embaixador” (melodia de Maracatu), “Seja Breve”, “Caçador de Mim”, “O sol nascerá”, “A semente do amanhã”, “Basta querer” e outras conhecidas composições brasileiras foram relembradas pelo Coral.

Vozes que se somam para constituir solidariedade de ritmo e som. Algumas vezes, uma se destaca, mas é para introduzir o conjunto, para emoldurá-lo. São momentos de devaneios, visitas constantes ao passado que habita a parte mais concreta das cidades, e conclamam ao público que participe, exerça seu poder de interação com o palco e com aqueles que se valem deste suporte. Podem ser palmas ou segundas vozes. Segundas vozes que ressaltam a primeira. 

Comments (0)

Postar um comentário