Repertório instrumental em Mariana

Postado por: Trombetas | Marcadores: , , , , , | às 20:52

0

Maria Aparecida Pinto

A Orquestra Jovem de Violões se apresentou no dia 19 de setembro, no Teatro SESI-Mariana. O grupo de Itabira é composto por 22 jovens que possuem idades entre 12 a 24 anos.

Formada em 2006, a Orquestra tem apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e pelo terceiro ano consecutivo tem seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itabira, a Lei Drummond.

Sob a regência do maestro Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves, 14 integrantes da Orquestra executaram obras que perpassam o classicismo de Ludwig van Beethoven e Mozart às melodias inconfundíveis de Gonzagão, Pixinguinha, Raul Teixeira, Beatles, a Bossa Nova de Toquinho e Vinícius. Temas regionais foram contemplados por canções tradicionais como o cateretê e xote.

Devido ao número reduzido de partituras para quartetos de violões, a Orquestra apresentou composições próprias, como “Romaria” de Raul Teixeira. Com 17 músicas, o repertório apresentado foi todo instrumental.

Segundo o maestro Paulo Henrique, a formação do grupo é semelhante à formação de um coral. Os músicos não participam todos simultaneamente, há quatro naipes diferentes (naipe um ao naipe quatro) que se intercalam e se mesclam em momentos específicos proporcionando a melodia.

Contrariando a lógica bastante difundida da voz e violão, o conjunto revelou um novo olhar eclético diante das músicas, como em “Tarde de Itapuã”, “Help”, “Carinhoso” e no famoso tema do programa esportivo Esporte Espetacular, um dos arranjos mais antigos do grupo.

Comments (0)

Postar um comentário