ENSAIO: Jujubas

Postado por: Léo | Marcadores: | às 10:03

0

Beatriz de Melo

Enquanto os jornalistas perguntavam de onde veio o nome da banda, se eles usavam perucas e outras coisas do tipo, os Beatles costumavam dar respostas espontâneas e fazer comentários peculiares. No início de 1963, durante uma entrevista, John manifestou seu apreço por balas e ainda brincou que George havia comido todo o seu estoque. No dia seguinte, ele começou a receber jujubas, com cartão que dizia "Não dê nenhuma ao George". E George começou a receber algumas, com a mensagem "Aqui vão algumas para você, George, não precisa pegar as do John." Depois disso, os Beatles passaram a ser recebidos no palco com uma chuva de doces. Os confeitos atingiam as guitarras e os pratos. Uma vez, provocaram um corte no supercílio de John. Com a esperança de acabar com a ameaça, Paul declarou que já estavam "curados do vício das balas."

A notícia da cura não parece ter chegado à América. Na primeira vez que estiveram nos Estados Unidos, tocaram no Washington Coliseum, um antigo ginásio com capacidade para 18 mil pessoas. A beatlemania atravessou o oceano e os fãs americanos também bombardearam o grupo com jujubas. As balas americanas, chamadas de "jelly babies", eram mais duras e para piorar o palco era aberto para os quatro lados. De vez em quando, um dos confeitos, duros como pedra, acertava a corda da guitarra de George e arrancava uma nota errada.

Se o comportamento dos fãs incomodou os Beatles, eles não deixaram transparecer. A princípio devem ter achado divertida a situação. No fim das contas, os bombardeios não faziam diferença na qualidade dos shows. A reação que os quatro rapazes causavam, principalmente nas adolescentes, nunca teve explicação. Se os fãs esperavam que eles comessem todas aquelas balas? Duvido. Acho que eles só queriam agradar, demonstrar sentimentos. Às vezes nós jogamos jujubas em alguém sem nem perceber.

E eu? Eu queria ter estado lá e jogado muita jujuba neles.

Comments (0)

Postar um comentário