Circuito Paralelo Tudo é Jazz

Postado por: Trombetas | Marcadores: , , , , , , , , | às 19:52

0

A prova que apesar de Tudo ser Jazz, o Jazz não é para todos

Pedro Fernandes

O Circuito Paralelo do Festival Tudo é Jazz, um roteiro com bares e restaurantes da cidade associados à organização do festival, seria, supostamente, uma alternativa barata para a população da cidade e região de acompanharem o festival sem pagar seus preços absurdos de ingressos dos show’s. Na prática, porém,  não é bem isso que se vê.

Acontece nesses bares uma segregação muito mais cultural que financeira. O acesso, apesar de liberado, é cheio de requintes que não condizem com a realidade geral da cidade. Uma saída alternativa seria acompanhar a programação gratuita do festival, como Luciano e Fátima, um casal ouropretano fizeram nesta sexta, no Largo do Rosário. 

Ambos acompanhavam o show do Camarra Trio, realizado às 19h, mas o que levou o casal até lá foi a pura sorte do acaso, já que esses eventos gratuitos não são sequer mencionados no site do Festival. Eles dizem que essa foi sua primeira participação no Festival desse ano, mas em anos anteriores acompanharam toda a programação, então gratuita. Os dois afirmam ainda que o evento (o show que assitiam) está mais simples que no ano passado, mas que a qualidade se mantém.

A divulgação do Circuito Gastronômico se baseia essencialmente em alguns panfletos espalhados pela cidade, convidando aos que acompanham o evento a fazer um roteiro de restaurantes (aparentemente patrocinadores). No entanto, em alguns casos, nem sequer existem pratos relacionados diretamente ao Jazz e ao Festival. E, mais uma vez, o site oficial do Festival não disponibiliza informações a respeito.

O que encontramos nesse Circuito Paralelo é basicamente o que acontece no “O Passo – Pizza Jazz”. Uma programação especial dedicada ao Festival, que não foge necessariamente da rotina do restaurante de acordo com o sócio-proprietário do restaurante, Léo Tropia. “O Festival trouxe para o bar um movimento diário maior do que temos normalmente, mas nossa rotina noturna dos fins de semana já era de ter a casa cheia.” Ao comentar sobre o Circuito Paralelo do Festival, Léo diz que “é um bom complemento do Festival. Ele possibilita à cidade respirar mais ao fundo o Jazz”. Na noite de Sexta-Feira realizava-se no bar o show do grupo Benedito Blues, que realmente mantém a qualidade do Festival (até agora, sem dúvida, impecável).

O Circuito Paralelo realmente anda lado a lado com o Tudo é Jazz, mas se apresenta apenas como alternativa àqueles que já acompanham o Festival, não aos que não têm condições de assistir aos shows pagos. 

Enquanto isso a “caixinha de surpresas”, que são os eventos gratuitos, se definem na seguinte frase retirada do site oficial: “Muitas outras atrações acontecerão durante os dias do festival na Cidade Patrimônio da Humanidade, Ouro Preto. As informações serão colocadas no site a medida que forem confirmadas”. 

Pena que, como no caso da apresentação do Camarra Trio, as informações NÃO estão sendo colocadas no site à medida que são confirmadas. Com isso a população está tendo que descobrir essa programação “ao acaso” como disseram Luciano e Fátima.

Comments (0)

Postar um comentário